terça-feira, 3 de abril de 2012

Chocolate faz mal à saúde?

A realidade é que os chocolates têm sido utilizados durante décadas por profissionais médicos, a fim de resolver problemas de saúde como a falta de ar, hemorroidas, baixa virilidade, o sistema de indigestão, diarreia, fadiga, gota e tuberculose.


De acordo com o estado nutricional de uma pesquisa, verificou-se que existem muitos benefícios para a saúde quando se come chocolates. Há provavelmente dez benefícios e vantagens de comer chocolate numa alimentação regular.

Benefícios do chocolate:
1.      O chocolate reduz a pressão arterial devido à presença de flavonóides no cacau que equilibra a pressão arterial e diminui a coagulação.
2.      É bom para a melhoria do fluxo sanguíneo em regiões chaves do cérebro durante cerca de duas a três horas de forma contínua, depois de comer chocolate. Assim ajudar a reduzir a fadiga, os efeitos do envelhecimento e sonolência.
3.      Segundo a MSNBC, os chocolates são os melhores para dar impulso ao humor. A presença de cafeína alivia os sintomas da tensão pré-menstrual.
4.      O chocolate ajuda a prevenir danos às células.
5.      O chocolate negro é bom para melhorar e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
6.      Comer alguns pedaços de chocolate pode diminuir o risco de ataques cardíacos ou pode diminuir as chances de morte por um ataque cardíaco em 50%.
7.      De acordo com um estudo, uma pessoa com síndrome de fadiga crônica após comer cerca de 50g de chocolate sente-se melhor.
8.      É benéfico na redução do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL.
9.      O chocolate aumenta o metabolismo de açúcar no sangue no organismo, que reduz ainda mais o risco de diabetes.
10.  Segundo o estudo britânico, a teobromina do cacau é um componente emocional para facilitar uma tosse persistente, porque desimpede as vias aéreas dos pulmões.                      
Podemos assim concluir que o chocolate se for ingerido responsavelmente, comer chocolate não faz mal à saúde. Mas se comer chocolate em grande quantidade faz mal. Obviamente.
Então depois perguntam quantos chocolates podemos comer por dia? Dependendo da pessoa, cerca de 50g por dia é suficiente, mas isso irá querer uma avaliação nutricional do chocolate.
Comentário: Estamos na época da páscoa e o que não falta é o chocolate. Quem não gosta? Porém devemos nos cuidar para não exagerarmos na dose, quantidades acima do recomendado podem acarretar em uma dependência psicológica. 
Postado por: Camila Medeiros Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário