sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você é aquilo que você come.... O padrão alimentar de cada individuo, está diretamente correlacionado ao seu estado de saúde e qualidade de vida.

Associado a modernização, houve mudanças significativas no padrão alimentar e comportamental dos indivíduos, tornando a qualidade da alimentação prejudicada, associada a um maior consumo calórico e diminuição da atividade física.

Além destes aspectos, vale ressaltar que as pessoas deixaram de dar a devida atenção à alimentação, a qual passou a ser mais uma das atividades a serem realizadas durante o dia.

Estatisticamente, verifica-se um aumento crescente de indivíduos com excesso de peso nas diferentes faixas etárias e/ou classes sociais. O excesso de peso, deve ser avaliado em graus, sendo que a obesidade, que é considerada um grau acentuado de excesso de peso, já é um problema de saúde pública nos dias atuais.

Neste contexto, devemos lembrar que a prevenção é a melhor solução para todos os problemas e o papel do nutricionista é antes de tudo, auxiliar o paciente na detecção de seus maiores problemas e dificuldades correlacionadas com alimentação e buscar alternativas e soluções.

A reeducação alimentar, é um método que busca ensinar conceitos relacionados com a boa nutrição, de forma que gradativamente o paciente consiga incorporar novos hábitos alimentares em sua rotina. Trata-se de um processo lento e gradativo, que respeita o ritmo de cada indivíduo.

Neste processo, o paciente participa ativamente e aprende a estruturar sua rotina alimentar independente do contexto que está submetido. É primordial promover manutenção de suas preferências e evitar a monotonia.

Além disto, acredita-se que uma mudança no comportamento alimentar, baseada em um processo de aprendizado, é a forma mais efetiva para que esta mudança seja sustentada.


Alimentação X Celulite As causas da Celulite são inúmeras:
  • Hereditariedade
  • Alterações hormonais
  • Falta de atividade física
  • Cigarro
  • Maus hábitos alimentares
  • Alterações nos processos circulatórios
A alimentação pode influenciar e atenuar a celulite. Alguns alimentos auxiliam na prevenção e outros podem agravar o quadro.
Alimentos a Serem
Evitados
Alimentos a Serem
Consumidos
Chá preto, chá mate, café.Frutas Frescas
Bebidas Alcoólicas e RefrigerantesÁgua
Produtos EnlatadosCereais integrais
Alimentos IndustrializadosAzeite de oliva
Molhos IndustrializadosOleaginosas (castanha do Pará, nozes, sementes)
Doces e açúcaresLeguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico)
Carnes GordurosasCarnes magras
FriturasAssados e grelhados
Verduras e Legumes crus

O excesso de peso também está correlacionado com o aparecimento de celulites. Por este motivo, manter um peso adequado, realizar uma alimentação balanceada e aliada a atividade física regular garantem uma diminuição do aparecimento das celulites.

IMPORTANTE Os alimentos ricos em sódio fazem com que o organismo retenha água, agravando as celulites. Por isso é importante evitar os alimentos industrializados, enlatados e dar preferência a alimentos frescos e ingestão de líquidos ao longo do dia.

Alguns nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde do organismo. Embora não seja comprovado que nenhum alimento atue especificamente na celulite, a saúde do organismo com certeza também reflete na pele.

  • Potássio: atua na regulação e equilíbrio dos líquidos corporais. As frutas, verduras e legumes crus são fontes destes nutrientes.
  • Ferro: participa do processo de transporte de oxigênio para as células. Suas fontes são as carnes, leguminosas, ovo, folhosos verdes escuros.
  • Zinco: participa dos processos de cicatrização e reprodução celular. Suas fontes são as carnes (frango, peixe, carne vermelha), grãos integrais, legumes em geral.

Fonte:Nutricionista Alessandra Coelho - CRN 10833
http://www.alessandracoelho.com.br/index.html
Postado: Douglas Vieira Carlos
Vale muito a pena conferir as dicas postada da nutricionista, varias materias de como se cuidar do corpo e da saúde de forma que se alimentando bem, porisso deixei a dica pois e muito importante abraços.

Um comentário: