segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AÇÚCAR: gostoso veneno ou doce ilusão?

Considerado por alguns uma droga tão viciante quanto a heroína, o açúcar esconde por trás de seu doce paladar uma verdadeira ilusão para a saúde. Veja aqui a opinião de médicos e especialistas sobre esse desejado alimento, responsável por uma série de doenças.
                                                                                        

O aparentemente inocente açúcar refinado, quando consumido em excesso, pode provocar muitos males à saúde, desde cáries a problemas mais graves, como labirintite, aumento da pressão arterial, diabetes, obesidade... A impressão que se tem é que à medida que vão sendo realizadas pesquisas sobre esse tema, são descobertas novas consequências prejudiciais da ingestão de açúcar.

Tema de teses, estudos e livros, o açúcar foi considerado veneno pelos que defendem sua abolição total da dieta. Outros alertam para o aumento vertiginoso do consumo, recomendando o uso mais restrito. Independentemente do posicionamento, em uma coisa todos são unânimes: açúcar demais faz mal!

Quem usa em excesso deve pensar seriamente em diminuir o consumo; quem enfrenta doenças devido ao seu uso talvez deva considerar retirar esse ingrediente da dieta, seguindo o exemplo de quem experimentou, superou e teve como recompensa uma saúde melhor.
Como o açúcar não tem em seu conteúdo nenhum teor nutricional, nesse caso vale o ditado inverso: se não fizer mal, bem também não faz.


Comentário: Minha dica dessa semana é pesada. Mas vale a pena, principalmente, com a apelação antecipada dos supermercados para o consumo de chocolates. Por isso, fiquem espertos e resistam as maravilhosas embalagens e ao cheiro delicioso de chocolates pelos corredores dos supermercados.

Postado por: Camila Medeiros Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário