quarta-feira, 9 de maio de 2012

NUTRIÇÃO E TPM

 Síndrome pré-menstrual, popularmente conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é um conjunto de sintomas que surge entre 10 e 15 dias antes da menstruação e desaparece com o início do fluxo.

Já foram registrados mais de 150 sintomas da TPM. Os mais comuns são dor de cabeça, irritação, cansaço, câimbras, obstipação intestinal, edema e sensibilidade.

Estudos científicos mostram que os sintomas podem ser amenizados com uma alimentação contendo nutrientes adequados.

O cansaço tem sido atribuído à hipoglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue), e dessa forma uma dieta fracionada com alimentos fontes de carboidratos complexos (pães, biscoitos, arroz, cereais em geral e frutas) é recomendada. A depressão tem sido relacionada à deficiência de vitamina B6 ou, mais especificamente, de serotonina. Por isso, deve-se incluir diariamente na dieta os alimentos ricos em Vitamina B6, como arroz integral e aveia, e ricos em alimentos que induzem a formação de serotonina, como banana, leite e derivados. Uma ingestão aumentada de cálcio poderia prevenir as alterações no humor antes e após o período menstrual. Assim, um copo de leite magro extra por dia parece ajudar.

Nutrientes e alimentos mais recomendados neste período:

Vitamina B6 - Contra enjôo, dores de cabeça e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, aveia, germe de trigo, nozes, batata, banana, salmão e atum.

Cálcio - Alivia cólicas e nervosismo. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verdes escuras.

Magnésio - Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. Boas fontes: folhas verdes escuras.

Vitamina E - Evita as dores de cabeça, nas mamas e cólicas. Boas fontes: nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de soja, de girassol e de milho.

Publicado por: Douglas Vieira Carlos

Comentário: As mulhereres passam por um período de alto tensão todos os meses com a chegada da Tpm, então uma boa alimentação deminui esta tensão fazendo com que elas se sintam melhores e fiquem bem para realizar suas rotinas no dia- dia sem estresse. Alguns tipos de alimentos que devem ser evitados :Alimentos ricos em gordura, sal (embutidos e conservas), açúcares e alimentos que contêm cafeína (chá preto ou mate, café ou refrigerantes a base de cola) são considerados agravantes do quadro e por isso devem ser evitados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário